Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2022

Exposição à vista.

Imagem
A programação de exposições e eventos da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres para este ano tem várias surpresas e a presença de artistas altamente originais. Esse é o caso de Elpidio Barreto Lisboa, o Maradona, artista plástico de berço (filho e neto de carnavalescos), cenógrafo e figurinista que trabalhou por vários anos na TV Globo. Ele será o destaque na Casa de Cultura em maio, mês de aniversário do município, com sua exposição "Voiağanto", composta por esculturas usando técnicas de assemblagem, pintura e esculturas no estilo “Steampunk", sempre voltadas para a arte sustentável. "Voiağanto", como explica o artista, se refere a Viajantes do Tempo, que retornam do futuro com uma mensagem pós-apocalíptica de como seria um mundo devastado onde tem no reuso de materiais descartados a solução para a reconstrução do planeta. Vários personagens da história de Itaboraí também serão homenageados nesse projeto. Acompanhe nas redes sociais da Casa de Cultura Heloísa...

FIQUE LIGADO!

A partir de agora será necessário apresentar o passaporte da vacina, a carteira de vacinação ou o aplicativo do ConectSUS com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, para entrar em alguns locais. Casas de show, boates e danceterias; competições esportivas em estádios ou ginásios; cinemas e festas que precisam de autorização transitória, em áreas públicas ou particulares. A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue acontecendo em nossa cidade. População geral de 12 anos ou mais já pode tomar a primeira e segunda dose, além da dose de reforço para quem tem mais de 18 anos e já completou quatro meses da segunda dose.

Mostra de filmes etnos

Imagem
Venha assistir na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres! Sinopse: Documentário produzido com o apoio do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). Arthur Omar acompanha a Folia de Reis no Morro de Santa Marta, bairro de Botafogo, ao longo de 13 anos (de 1995 a 2008), mostrando as suas variações e a permanência do seu imaginário. Investigação essencialmente audiovisual e sensorial sobre o arquétipo da Folia e a sua função na comunidade de uma favela do Rio de Janeiro, transforma o espectador num autêntico participante da Folia. Através da montagem cinematográfica e do ritmo coreográfico da linguagem, recria a experiência do Sagrado, conduzida pelo Mestre José Diniz. Destaque para a atuação do grande palhaço Ronaldo Silva, autêntico artista dramático popular.

Preparativos: Exposição Essa Folia é de Reis

Imagem
Começaram os preparativos para a montagem da exposição: Essa Folia é de Reis, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. O lançamento acontecerá às 19h. Visite a CCHAT!

Visite à CCHAT.

Imagem
 

Samba Patrimônio Cultura últimos dias na CCHAT

  Venha conferir os últimos dias da exposição SAMBA: Patrimônio Cultural do Brasil que é parte do Acervo do Museu do Samba localizado na Mangueira, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, até o dia 10 de janeiro de 2022.